sexta-feira, 2 de maio de 2008

Crónica Política - O plano Valimar não defende os interesses de Ponte de Lima

Hoje encomendam-se estudos por tudo e para nada. Os técnicos da administração pública já não conseguem estudar esse tudo. Mas as empresas de consultadoria, planeamento, marketing e quejandos que proliferam por todo o lado, oferecendo os seus serviços a autarquias, supra-autarquias, associações, governo, empresas, etc., não são mais independentes que aqueles.
Até admito uma certa honestidade dessas empresas porque se virem que é de todo impossível chegar ao resultado esperado logo o dirão. Cada um que pede um estudo quer que ele lhe agrade, que seja feito na sua perspectiva. Mas no caso do plano Valimar, como há seis mandantes, seis municípios e os seus interesses são em parte divergentes e concorrenciais não são defendidos de igual maneira.
Pode-se invocar que a estudos destes poucas pessoas lhes ligam, lhes dão importância. Se podem ser um guia para utilizar os dinheiros públicos, não servem de todo para estimular aquilo que seria necessário para criar emprego que é a iniciativa privada. Mas, se não convencem ninguém, ajudam a calar os adversários e desculpabilizar os próprios.
O plano estratégico de desenvolvimento da Valimar, talvez pelo seu pessimismo, mantém-se guardado. Afinal nós já sabíamos quem éramos. Já há muito tempo sabíamos, como lá se afirma, que a principal debilidade endógena do território é a incapacidade de empreendimento e iniciativa privada e colectiva. As ambições são poucas, mas sabe-se que a base de que se parte é frágil.
As premissas valem mais do que quaisquer conclusões. Acha-se que a baixa densidade demográfica e industrial é a adequada para manter a combinação da escala amigável dos seus principais centros urbanos com a valia da sustentabilidade e da excelência ambiental do território. Está tudo dito. É posta de lado qualquer hipótese de desenvolvimento mais agressivo.
É mais um plano para defender o que existe do que para abrir novas perspectivas. Agrade ao Defensor e ao Campelo, duvido que o Francisco Araújo lhe ligue alguma. Foi conjecturado de modo a satisfazer determinados interesses bem alicerçados. O eixo litoral do primeiro é claramente o foco principal do plano. O turismo de casas particulares, depreciado e irrelevante para a grande maioria dos habitantes, ou as segundas habitações são manifestamente favorecidos. Insiste em velhos slogans e superficialidades.

Sem comentários: