quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Os benefícios do micro crédito solidário

Esta história também podia ter como titulo “O azar de uns é a sorte de outros”. Efectivamente foi após o nosso amigo António Melo ter sido espoliado do seu instrumento de trabalho, a caixa de engraxador, que houve logo quem se lembrasse de que esse negócio, de certo modo desaproveitado pelo António, podia ser interessante para fazer uns trocados.
Que com certeza se o António vier a recuperar a sua caixa terá igualmente lugar. O episódio do desencaminhamento da caixa serviu sim para que certas pessoas, que nada tinham a ver com ele, soltassem a célebre palavra “Eureka”.
Juntou-se um grupo, cada qual contribuiu com o que pôde e eis que surgiu uma caixa nova, brilhante, esmerada, apetrechada com o que de mais moderno há nesta arte milenar de engraxar os sapatos dos outros que, lembrem-se, é bem diferente daquela outra em que alguns são artistas: o lamber das botas a alguém.
Ponte de Lima teve bastantes daqueles verdadeiros artistas na arte da engraxadela. Lembro-me de, no largo se Camões, cada café ter o seu engraxador preferido mas eles não se limitavam aos clientes de cada um, antes se esmeravam em fazer bom trabalho e conquistar clientes aos outros. Era uma competição sadia, levada por uns mais a sério, por outros mais desportivamente mas que não ia além de uma troca de elegantes mimos.
Os mais velhos lembrar-se-ão do João da Mena, do “Chicago”, do Tone “Picado”, do Abel dos Jornais e dos seus filhos. Houve depois um período áureo com estes e outros rapazes a fazerem verdadeiros campeonatos, principalmente nos domingos de manhã, no sentido de apurar qual o mais rápido e o mais eficaz a polir os sapatos alheios.
Sucedeu-se um declínio, fruto dos ténis, de novas técnicas de engraxadela no domicílio, da poupança em tudo que envolvesse algum dispêndio de dinheiro. O Largo de Camões ficou vazio.
Mas eis que pelos acontecimentos relatados algo de novo ocorreu. O micro crédito, tão louvável que já mereceu um Prémio Nobel, surgiu em Ponte de Lima e tem merecido os maiores elogios. A aventura ainda é recente mas auguramos um futuro auspicioso a este empreendimento pela adesão que tem tido.
O nosso novo engraxador não necessita de apresentação, que em menino era um daqueles que faziam as delícias de quem queria ver uma competição salutar nos domingos de manhã. Trata-se do Manuel Ferreira Soares, para os amigos Amado.
O Amado pratica um preço perfeitamente razoável e tem já angariado muita clientela. E mais, para atrair o elemento feminino, teve a feliz ideia de praticar preços diferenciados conforme os atractivos manifestados. Claro que uma menina do Porto de passagem por Ponte de Lima aproveitou a oferta, mas o certo é que gostou tanto do serviço que no fim o pagou a dobrar.
Temos a certeza que o negócio vai prosperar e que, aprendendo com este caso, outras pessoas se juntarão para ajudar mais alguns noutras soluções por via do trabalho. E que aqueles que precisam de um pequeno motor de arranque recorrerão a esta espécie limiana de micro crédito.
Tudo o que possa ser feito para incentivar outras e diferentes iniciativas que minimizem problemas sociais e promovam o bem-estar daqueles que mais dificuldades encontram nas suas vidas, é louvável. Um Bom Natal.