segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Do Areal ao Tribunal de Haia

Enquanto olhamos expectantes para a crise que se desenrola no mundo, na qual, à primeira vista, nos parece que é dinheiro que devora dinheiro, mas no fim da qual alguém há-de ficar mais rico, entreguemo-nos à vivência das nossas crises caseiras, locais e regionais, que aqui, se não há ameaças de que homens comam homens, há um clima doentio, vá lá aberto, em que as congeminações de gabinete parece já não surtirem efeito.
Defensor Moura já não sabe aliás para onde há-de apelar, se Sócrates lhe não deitar a mão, e é bom que lhe não deite. Ora chama o povo a votar, dizendo que ele vai decidir, ora ameaça com tribunais, seja cá, seja em Haia, na rua ou no gabinete, em algum lado, este homem cada vez mais só, pensa ganhar. Mas quem pagará depois os prejuízos?
A nível da Comunidade Minho-Lima houve a eleição da Presidência e, contra todas as expectativas, Daniel Campelo não assumiu uma vice-presidência. No entanto a alternativa é bem melhor e Daniel Campelo não acrescentaria nada ao seu singelo voto. O lugar que lhe é mais apropriado parece ser mesmo este de uma espécie de oposição interna, dado que à semelhança de Defensor Moura vê mais competição que complementaridade em relação aos restantes municípios do Alto Minho. Daniel Campelo não está lá de coração, está de máquina registadora.
Por cá temos o Gaspar Martins, vereador e velho companheiro de Daniel Campelo, a botar na imprensa as suas angústias existenciais. Depois de anos de fiel apoio a uma política de que nem sempre se mostrou adepto, anda agora um pouco à deriva perante a tradicional reserva daquele quanto à sua candidatura à Presidência da Câmara de Ponte de Lima. Pelo sim, pelo não, há que avançar e tentar consolidar espaços de influência, garantir algum naco da herança.
Não há afloramentos de ideologia, que a ocasião não é propícia para isso, não se prevê que Paulo Portas perca as próximas directas que convocou na sequência da pequena vitória dos Açores. Porém, à semelhança do que aconteceu nas últimas eleições centristas, era neste domínio que Gaspar Martins nos poderia apresentar ideias mais inovadores e que podiam ajudar Daniel Campelo a projectar-se mais como político de âmbito nacional.
Perante o esgotamento da ambição nacional de Daniel Campelo, do fracasso da sua última tentativa para ser ouvido para além do Neiva, do esvaziamento do efeito Queijo Limiano, que se ficou pelo lado hilariante do caso e pela repercussão negativa junto do empresariado, Gaspar Martins virou-se para o seu pelouro favorito, o do Trânsito, que o das Feiras já se foi à muito quando Daniel Campelo, velho amigo, o apunhalou ou antes deixou sem apoio.
Com tempo para estudar agora melhor as suas propostas, Gaspar Martins fala do futuro que ambicionava para Ponte de Lima e para aquilo que fará se lhe derem tempo para tal. Uma clara melhoria é a sua proposta para a jóia do nosso património, que não sendo edificado, é mais importante que qualquer outro, o areal, como parte mais espectacular da nossa marginal ribeirinha. Depois do alcatroamento ou cimentação agora só se propõe uma compactação com uma gramíneas a disfarçar. E os carros que lá continuem.
O nosso areal, em terreal transformado, vai por este andar estar sujeito às mais maquiavélicas ideias que possam existir. Não se estuda o que é primordial, como a circunvalação do Centro Histórico, a localização e delimitação da Feira, os espaços de estacionamento que garantam a habitabilidade do Centro Histórico e antes vemo-nos sujeitos à voracidade dos fotógrafos de ocasião.
Cultivar o gosto da fotografia bonita pode ser uma faceta de qualquer um, mas querer montar cenários para o fazer à custa dos outros é irracional. Desertificar o Centro Histórico para encher de Gondomarense no domingo à tarde é loucura. Destes nos livrem.

Sem comentários: