sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Os residentes no Parque da Peneda-Gerez pedem maior apoio

A Comissão Eventual da Assembleia da Republica para os Fogos Florestais visitou o Parque Nacional da Peneda-Gerez em 12 de Setembro, inteirando-se da extensão e consequências do maior fogo que lavrou em território nacional este ano.
A Mata do Ramiscal em Lordelo constituiu o primeiro ponto visitado, acreditando os técnicos na sua recuperação quase total, à semelhança do Carvalhal do Barreiro em Castro Laboreiro que, conforme se pode comprovar à tarde, se encontra em franca recomposição após ter ardido em 2005.
As paragens no miradouro de Carralcova e no Mezio para além de proporcionarem abordagens pelos técnicos de cada uma das situações, foram também aproveitadas para entrevistas às rádios e televisões e jornais que acompanharam a visita.
Os presidentes de Junta de Cabana Maior e Soajo apresentaram em nome das freguesias afectadas um caderno reivindicativo. Foram prestados esclarecimentos, sugestões e preocupações pelo Presidente e Técnicos do Instituto de Conservação da Natureza, pelo Secretário de Estado do Ambiente e por muitos deputados.
Foi manifestada a preocupação geral perante a possível erosão dos solos, a falta de alimento para as espécies que pastoreiam no Parque, a necessidade de uma reposição rápida das pastagens naturais com sementeiras apropriadas.
Por todos foi salientado a necessidade de reforço dos meios à disposição, eventualmente um meio aéreo, a criação de mais pontos de água, a beneficiação dos caminhos existentes e eventual criação de outros.
Uma maior colaboração entre a Direcção do Parque e outras entidades com interesses na área, como as comissões de baldios, aliás as maiores proprietárias, as juntas de freguesias e os particulares, foi realçada como única maneira de corrigir erros cometidos no passado.
Esta Comissão, de que faz parte o Deputado por Viana do Castelo Abel Batista, muito interventivo e interessado nesta problemática, irá apresentar em Novembro as suas conclusões e recomendações resultantes da experiência deste ano.